Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 30 de março de 2015

Direto ao Ponto: Privativo do Enfermeiro? Lei do Exercício Profissional.





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7º Prêmio CET de Educação de Trânsito (2015)




Inscrições abertas de 18 de março a 20 de maio de 2015.

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo está realizando o 7º Prêmio CET de Educação de Trânsito, que tem por objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a segurança no trânsito.

Poderão concorrer estudantes (educação infantil a universitário), professores, terceira idade,
motoristas, motociclistas, ciclistas e cidadãos maiores de 16 anos,
que residam ou estudem na cidade de São Paulo.

Serão premiados 3 participantes em cada uma das 15 categorias, da seguinte forma:

1º lugar – R$5.000,00 (cinco mil reais)
2º lugar – R$3.000,00 (três mil reais)
3º lugar – R$2.000,00 (dois mil reais)

O edital com todas as informações necessárias pode ser acessado no site da CET www.cetsp.com.br onde, também, serão realizadas as inscrições.
Dúvidas ou maiores informações premiocet@cetsp.com.br.

Fonte: Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET
Companhia de Engenharia de Tráfego - CET

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dicas de Saúde - Estratégias quando a pessoa não tem tempo de se exercitar

Saiba como incluir as atividades físicas no seu cotidiano sem perder muito tempo

A vida corrida das grandes cidades e o acúmulo de atividades levaram as pessoas ao sedentarismo em grande escala. A falta de tempo é a principal desculpa para a falta de exercícios na rotina da maioria das pessoas. 
É importante nos questionar se realmente estamos nos cuidando. Adquirir conhecimento e desenvolver nossa carreira é de extrema importância, dar aquele gás no trabalho é necessário, mas estar sadio para isso faz toda a diferença. Neste caso você deve se perguntar como tem estado a sua saúde, se você leva uma vida sadia, se você está se cansando ao mínimo esforço e se realmente está se valorizando como pessoa. 
De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre homens entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos (27,5%). Entre mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos. 
Atividade física e exercícios tem conceitos diferentes. Atividade física é qualquer forma de expressão que envolva contração e relaxamento dos músculos, como fazer uma caminhada leve no final do dia. Enquanto que exercício é todo o meio de aplicar uma atividade com objetivos determinados e programados, como levantar 5 quilos em séries de 10 repetições, correr 5 quilômetros em determinada velocidade, seguir um programa de exercícios controlados. 
Para sairmos do sedentarismo é extremamente importante unir os dois conceitos, fazermos atividade física (subir escadas sempre que possível, passear com o seu cachorro) e exercícios físicos (praticar regularmente uma modalidade esportiva, como caminhadas regulares, musculação, danças). Assim, diminuímos todos os efeitos do sedentarismo e das doenças Hipocinéticas (doenças adquiridas por falta de movimento), pressão alta, diabetes, problemas articulares e depressão. 
Algumas dicas para você começar a se mexer e ser mais feliz com movimento: 
-Experimente atividades curtas. Faça pequenas caminhadas ao longo do dia. Ande mais a pé. Dê cinco voltas no quarteirão. Não precisa caminhar durante 40 minutos de manhã. Caminhe 20 minutos de manhã, 20 minutos a noite ou 15 de manhã, 15 na hora do almoço e 15 a noite. Dessa forma fica praticamente impossível de arranjar desculpa. 
-Qualquer atividade que escolher, mantenha a regularidade. Não é incomum pessoas passarem mal porque só se exercitam aos finais de semana ou naquele tradicional joguinho de futebol às sextas. Isso porque você sobrecarrega seu corpo, que estava acostumado a ser sedentário. E o medo de ter um treco e morrer do coração? Portanto, vale mais a pena ter pequenas atividades ao longo da semana que um dia de extremo esforço. 
-Use as escadas, leve o lixo na lixeira de seu prédio ou rua, isso tornará seu dia mais sadio, incluirá mais movimento nele. Subir escadas gasta em média para uma pessoa de 70 quilos e 1,68 a 1,75 metros de altura, 360 Kcal/h. Significa 36 Kcal por minuto. A média dos andares dos prédios mais modernos são em número de 22 degraus, o suficiente para gastar 13,2 Kcal. Uma pessoa propondo-se a subir 16 andares por dia, e não precisa ser de uma vez só, mas que seja no dia, pode gastar 211,2 Kcal. Essa mesma pessoa, se fizer uma caminhada a passos rápidos de 20 minutos estará gastando mais 93,33 Kcal. 
-Divirta-se e experimente novas sensações com a atividade física. Fazer exercícios não significa matricular-se em uma academia. Encontre algo que você realmente goste de fazer e isso pode revolucionar a sua vida. Experimente novas sensações, como andar de bicicleta, fazer aula de dança, caminhar no parque, praticar um esporte diferente (quem sabe esgrima?), jogar vídeo game com Kinnect. Abra o leque de possibilidades, veja o que tem por perto da sua casa ou trabalho e informe-se. Tente algo novo por você, seu corpo e sua mente! 
-Faça sessões de alongamento em família. Alongar o corpo é maravilhoso. Yoga explora esse lado (e muito mais!) e por isso faz tão bem. Mas você não precisa ir tão longe, se não quiser. Aprenda sequências simples de alongamento e faça desse momento um momento de diversão em família. Envolva seu marido ou esposa, sua mãe ou pai, seus filhos e faça 15 minutos de alongamento de noite, em casa, ou pela manhã (se não estiverem correndo tanto). Além de fazer uma atividade física, é mais um momento em família. 
-Faça exercícios em casa. Ok, fazer exercícios sem supervisão pode ser perigoso. Portanto, consulte um médico, faça exames e veja se está tudo bem antes de começar. Se estiver, você pode fazer exercícios simples, como: abdominais, poli-chinelos, flexões, levantamento de pesos com objetos da casa (livros, potes de mantimentos, equipamentos diversos). 
-Veja vídeos na Internet, procure no You Tube e Portais de Saúde e Bem Estar- Hoje em dia temos muitas opções de vídeos com sequências de exercícios para serem feitos em casa. Basta abusar da busca no site. Quando tiver um tempinho, que sejam cinco minutos, faça alguma atividade. O mais legal é que dá para fazer enquanto vê um filme, uma série ou a novela. 
-Não dispense oportunidades de se exercitar. Você sabe bem como é: pra que subir de escada se seguraram o elevador para mim? Temos oportunidades durante o dia para fazer exercícios (e recusá-los). Leve o cachorro para passear, dê a volta no quarteirão, vá ao mercado a pé, estacione o carro em uma vaga mais longe no shopping, vá trabalhar de bicicleta, pule corda. 
-Faça exercícios no trabalho. Use metade do seu horário de almoço ou pequenos intervalos ao longo do dia (em vez de fumar ou tomar café, por exemplo). Caminhe em volta do estacionamento da empresa, suba e desça escadas, faça polichinelos em um lugar discreto (vale até o banheiro), corra no lugar, alongue-se. E, muito importante: corrija sua postura na cadeira. Tem a ver com seu bem-estar, que tem a ver com a sua disposição, e faz você ter mais vontade de fazer as coisas ou não - inclusive exercícios. 
-Faça exercícios no seu horário de lazer. Leve seus filhos para passear no parque, ande até a sorveteria, acampe, jogue bola, brinque com o cachorro, cultive uma horta, ande bastante no shopping, saia para dançar, faça uma trilha. Escolha atividades saudáveis e que te façam se exercitar. Faz diferença! 
-Limpe a casa. Limpar a casa é uma atividade física ótima: esfregar chão, varrer, secar, limpar box, subir na escada, descer, tirar o pó, passar roupa, arrumar a cama, pintar paredes, passar aspirador. Quando estiver limpando a casa, pense na atividade física que está fazendo. Tente melhorar a coisa toda contraindo o abdômen ou inserindo sequências ao longo da faxina (levantar peso com algo que tenha pego na mão, por exemplo). 
-Mantenha a rotina. Estabeleça uma meta (exemplo: 1hora de exercícios todos os dias) e preencha seu tempo ao longo do dia com atividades relacionadas. Podem ser 20 minutos de manhã, 20 na hora do almoço e 20 de noite, ou então 40 minutos de manhã e 20 de noite. Tanto faz! Mas tenha suas metas e faça do cumprimento delas sua rotina. 
Por: Fernanda Andrade EDUCAÇÃO FÍSICA E PERSONAL TRAINER - CREF 51670/SP
site MINHA VIDA
Imagens: Google imagens


quarta-feira, 18 de março de 2015

Simulado de Atendimento à Vítima de Acidente - SAMU





Instruções básicas de como proceder num atendimento à uma vítima de acidente envolvendo uma motocicleta e um carro, com queixa de lombalgia e cervicalgia. Demonstração realizada durante a Mostra de Enfermagem de 2012.

Núcleo de Comunicação SUS Campinas

Videoaula | Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO COREN-SP EDUCAÇÃO - INTERIOR, LITORAL E GRANDE SP 03/2015




Programa de Educação Permanente do COREN-SP - Interior, Litoral e Grande SP tem por objetivo realizar atividades de aprimoramento profissional de enfermagem nas cidades onde estão localizadas as Subseções do COREN-SP, de forma simultânea e gratuita. Essas atividades, que inicialmente ocorrerão bimestralmente, terão ênfase nos aspectos éticos, técnicos e científicos da profissão.
Acompanhe nossa agenda de atividades e se inscreva!
 

São José dos Campos - SP

Local da Atividade: Auditório da Subseção de São José dos Campos
Endereço: Avenida Dr. Nelson D'avila, 389, Sala142 A, Centro, CEP 12245-030
elefone(s): (12) 3922-8419/ (12) 3921-8871
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
23/03/2015Transporte do Paciente Crítico09h00 às 12h00Saiba Mais
23/03/2015Transporte do Paciente Crítico14h00 às 17h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina - Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09H00 às 12h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina - Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

Itapetininga - SP

Local da Atividade: Câmara Municipal de Itapetininga
Endereço: Rua José Soares Hungria, s/n - Jardim Marabá, CEP: 18213-601
Telefone(s): (15) 3271-9966, (15) 3275-3397
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
23/03/2015Educação Permanente e os Multiplicadores de Aprendizagem09h00 às 12h00Saiba Mais
23/03/2015Educação Permanente e os Multiplicadores de Aprendizagem14h00 às 17h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 ás 12h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

Presidente Prudente - SP

Local da Atividade: Subseção de Presidente Prudente
Endereço: Avenida Washington Luiz, 300, Centro - Presidente Prudente
Veja o Mapa
Telefone(s): (12) 3922-8419/ (12) 3921-8871
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
24/03/2015Mal de Alzheimer: Conhecimentos Permanentes para a Prática Segura09h00 às 12h00Saiba Mais
24/03/2015Mal de Alzheimer: Conhecimentos Permanentes para a Prática Segura14h00 às 17h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
30/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

 

Santos - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP Santos
Endereço: Av. Doutor Epitácio Pessoa, 214 - Embaré, CEP: 11045-300
Telefone(s): (13) 3289-3700, (13) 3289-4351 ou (13) 3288-1946
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
24/03/2015Atendimento a Multiplas Vítimas: Método Triagem START09h00 às 12h00Saiba Mais
24/03/2015Atendimento a Multiplas Vítimas: Método Triagem START14h00 às 17h00Saiba Mais
01/04/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
01/04/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

 

RIbeirão Preto - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP Ribeirão Preto
Endereço: Av. Presidente Vargas, 2001, Térreo (Auditório), Jardim América, CEP: 14020-260
Telefone(s): (16) 3911-2818/ (16) 3911-2818
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
26/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
26/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais
31/03/2015Promoção da Saúde a Portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus09h00 às 12h00Saiba Mais
31/03/2015Promoção da Saúde a Portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus14h00 às 17h00Saiba Mais

 São José do Rio Preto - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP São José do Rio Preto
Endereço: Av. Alberto Indaló, 3764, Vila Redentora, CEP 15015-000
Telefone(s): (17) 3222-3171 / (17) 3222-5232
DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
24/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
24/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais
27/03/2015Assistência de Enfermagem a Hepatites Virais09h00 às 12h00Saiba Mais
27/03/2015Assistência de Enfermagem a Hepatites Virais14h00 às 17h00Saiba Mais

 

Marília - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP Marília
Endereço: Av. Rio Branco, 262, Alto Cafezal, CEP 17500-090
Telefone(s): (14) 3433-5902 / (14)3413-1073
DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
25/03/2015Judicialização da Enfermagem na Segurança do Paciente09h00 às 12h00Saiba Mais
25/03/2015Judicialização da Enfermagem na Segurança do Paciente14h00 às 17h00Saiba Mais
31/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
31/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

 

Araçatuba - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP Araçatuba
Endereço: Rua José Bonifácio, 245 - Centro, CEP: 16010-380
Telefone(s): (18) 3624-8783 / (18) 3622-1636
 DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
24/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
24/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto 14h00 às 17h00Saiba Mais
02/04/2015Acidentes Ocupacionais com Materiais Biológicos - Assistência de Enfermagem09h00 às 12h00Saiba Mais
02/04/2015Acidentes Ocupacionais com Materiais Biológicos - Assistência de Enfermagem14h00 às 17h00Saiba Mais

 

Campinas - SP

Local da Atividade: Subseção do COREN-SP Campinas
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1046 - Botafogo, CEP: 13013-081
Telefone(s): (19) 3237-0208 / (19) 3234-1861
DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
25/03/2015Transtornos Mentais nos Idosos e a Assistência de Enfermagem09h00 às 12h00Saiba Mais
25/03/2015Transtornos Mentais nos Idosos e a Assistência de Enfermagem14h00 às 17h00Saiba Mais
27/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
27/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais

 

Guarulhos - SP

Local da Atividade: Escola SUS
Endereço: Av. Gilberto Dini, 558 - Bom clima, Guarulhos-SP.
Telefone(s): (11) 2408-7683 / (11) 2087-1622
DATAATIVIDADEHORÁRIOINFORMAÇÕES
24/03/2015Tratamento a Portadores de Feridas - Ações da Enfermagem09h00 às 12h00Saiba Mais
24/03/2015Tratamento a Portadores de Feridas - Ações da Enfermagem14h00 às 17h00Saiba Mais
25/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto09h00 às 12h00Saiba Mais
25/03/2015Ocitocina: Indicações e Implicações do Uso Durante o Trabalho de Parto14h00 às 17h00Saiba Mais
Obs.: Dados sujeitos a alterações

Fonte: http://portal.coren-sp.gov.br/

 

Obrigatoriedade do extintor de carga ABC é prorrogada

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os usuários que o prazo para a troca do extintor veicular com carga ABC foi prorrogado por mais 90 dias. A determinação, que partiu do Ministério das Cidades e foi acatada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estende o prazo para 1º de julho. 

Inicialmente, a data limite estabelecida para os motoristas se adequarem a norma foi 1º de janeiro de 2015, de acordo com a resolução 333/2009 do Contran. Em seguida, prorrogada para 1º de abril pela resolução 516/2015 e, novamente, estendida por 90 dias. O aumento do prazo se deu em razão da dificuldade dos motoristas encontrarem o produto no mercado em todo o país. 

USO - Os extintores de incêndio de pó químico tipo BC, que equiparam os carros fabricados até 2004, têm capacidade de combater princípios de incêndios de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os de carga ABC vão além, e atuam nos princípios de incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos. 

De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem-PR), o novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo A, como, por exemplo, no estofado do carro. 

LEGISLAÇÃO - De acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque. A Resolução 157/2004 estabelece especificações (quantidade, o tipo e capacidade mínima da carga) dos extintores de incêndio.

PENA - Segundo o artigo 230, IX, do CTB, é infração grave "conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante". A penalidade gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH do proprietário do veículo, além de medida administrativa - retenção do veículo para regularização. 

Fonte: revistaemergencia
Imagem: Google Imagens