Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Site promove reflexão e disponibiliza informações sobre o SUS



PenseSUS traz vídeos, pesquisas acadêmicas e materiais sobre os serviços do Sistema Único de Saúde

Em comemoração aos 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), foi lançado neste ano o site PenseSUS (http://pensesus.fiocruz.br/) uma iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação em Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.
O site visa esclarecer dúvidas tanto para profissionais quanto para o público em geral sobre temas relacionados ao SUS, além de disponibilizar conteúdos referentes ao Sistema Único de Saúde para promover uma ampla reflexão sobre a rede de atendimento como política nacional de saúde no Brasil.
O índice da plataforma é composto por 25 verbetes que ajudam a esclarecer questões sobre a saúde pública. Segundo o vice-diretor de informação e comunicação no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, Rodrigo Murtinho, “o site não pretende substituir o site do Ministério da Saúde ou sites do SUS. É pra complementar, já que boa parte do material é reaproveitado, sistematizado dentro do PenseSUS.” 
Conteúdo
Ao clicar em um dos 25 verbetes, é possível ter acesso à definição do tema. Os links levam o internauta a vídeos sobre os assuntos relacionados, artigos científicos, além do acesso a pesquisas acadêmicas, livros e entrevistas com especialistas. O objetivo é também tornar o ambiente cada vez mais acessível a leitores comuns.
“A ideia é buscar outras experiências com a sociedade civil e com estruturas de governo, além buscar contribuições para alimentar o site a partir dessas experiências”, completa Rodrigo Murtinho.
Interatividade
O próximo passo do PenseSUS é investir na interatividade com seu público. Atualmente, quem quiser pode enviar sugestões ou dúvidas através de um formulário disponibilizado no site.
A intenção é aumentar o contato com a população por meio das redes sociais, com envios de vídeos, opiniões, etc.
Sobre o SUS
O Sistema Único de Saúde foi instituído em 1988, e passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde.
Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza, por ano, cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.
Paralelamente à realização de consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Fiocruz
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/site-promove-reflexao-e-disponibiliza-informacoes-sobre-o-sus