Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica, que tem como característica o aumento de glicose no sangue. Esse aumento de glicose ocorre pela falta da insulina no organismo, ou quando o corpo não utiliza bem a insulina que produz.


E o que é glicose?


O açúcar dos alimentos que ingerimos se transformam em glicose, que ao ser absorvida pelas células do corpo, se torna a fonte de energia para o organismo. A glicose é absorvida pelas células através da insulina.



Células Beta


Quanto o corpo está funcionando normalmente e os níveis de glicose sobem, são as células Beta, localizadas no pâncreas, que detectam esta elevação e liberam mais insulina no sangue.
 Insulina

Insulina é o principal hormônio que regula a glicose absorvida no organismo. Funciona como se a insulina fosse a “chave” para a glicose entrar na célula e fornecer energia.


Diabetes tipo 1

É a mais comum entre crianças e jovens. Ocorre quando o sistema imune, por um comportamento deficiente, ataca os próprios tecidos do organismo, destruindo as células do pâncreas - as células Beta, que são as produtoras de insulina. Sem insulina, a glicose está no corpo, mas não consegue ser absorvida pelas células.

Assim, o monitoramento do nível de açúcar no sangue se faz necessário, e as aplicações de insulina regulam a glicose, levando-se assim uma vida saudável.


Diabetes tipo 2

Mais comum em adultos, ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para regular a glicose, ou quando a ação da insulina não é eficiente. Maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse podem provocar o diabetes do tipo 2.

Sintomas



Quase metade das pessoas que tem diabetes do tipo 2 não sabem que tem a doença, pois os sintomas costumam se apresentar gradativamente.
Já no diabetes tipo 1, esses sintomas se instalam rapidamente, por isso é bom estar atento.

O diagnóstico precoce é essencial para evitar as complicações da diabetes.Os principais sintomas são
• Urinar excessivamente
• Sede constante
• Fome frequente
• Cansaço, fraqueza
• Perda de peso repentina
• Cicatrização lenta de feridas
• Vista turva ou embaçada
• Mudanças de humor, nervosismo




O tratamento para diabetes varia de acordo com o tipo de diabetes que a pessoa possue, se é tipo 1 ou 2. Mas tanto na Diabetes do tipo 1 quanto a do tipo 2, o principal fator do tratamento é controlar os níveis de glicose no sangue.O tratamento irá se basear basicamente no:
- Controle da glicose;
- Atividade física/controle do peso.
- Controle da alimentação;


Duvidas



Porque a pessoa com diabetes emagrece de maneira rápida, mesmo comendo muito?

A pessoa, mesmo comendo muito, emagrece porque a glicose dos alimentos não está sendo absorvida pelas células. Estas então se utilizam das “reservas” de energia, que são as gorduras. Assim, a pessoa acaba emagrecendo por utilizar seus “depósitos” de energia.


Diabetes é causado por comer muito açúcar?

Não, comer muito açúcar não causa diabetes. A doença é uma condição que o corpo não processa bem a glicose devido à uma diminuição na produção de insulina, ou à uma ação ineficiente da insulina. Mesmo uma pessoa que não ingere muito açúcar pode desenvolver diabetes.


Qual o tipo mais grave de diabetes?

Não existe tipo mais grave. As duas formas de diabetes exigem cuidados pois podem causar complicações caso o diabético não trate a doença adequadamente. O importante é cuidar com medicamentos, fazer exercícios e manter uma dieta balanceada.

Fonte: http://www.telessaude.uerj.br/diabetes/