Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 11 de julho de 2014

ALIMENTOS FUNCIONAIS FUNCIONAM?

Os alimentos funcionais estão presentes na vida humana há muitos e muitos anos, antes mesmo que se soubesse o que eles que são e para que servem. Um bom exemplo inclui alimentos que têm bactérias funcionais, como iogurtes, queijos e bebidas fermentadas. Atualmente, a diferença está na descoberta de alimentos prontos que são vendidos com as quantidades indicadas de propriedades como probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras.

As propriedades, hoje presentes em bebidas de soja, margarinas e biscoitos, são muito importantes para manter a boa saúde. No entanto, eles não substituem as fibras e propriedades naturais de alimentos naturais, como frutas e verduras. Entre os benefícios que esses alimentos trazem, estão o bom funcionamento do intestino e a redução da absorção de gorduras pelo organismo.

Apesar de recomendados, existem algumas restrições quanto às quantidades e ao público que os consome. Os fitoesteróis, por exemplo, presentes nas margarinas e iogurtes têm o poder de reduzir a absorção de colesterol, mas a quantidade para que ele tenha o efeito esperado, é pequena: apenas 3g ao dia. De acordo com o programa Bem Estar, se for consumido mais que isso, o efeito não existirá.

Crianças, gestantes e lactantes devem ficar atentas e consultar um nutricionista antes de iniciar uma dieta que inclua alimentos funcionais, pois alguns deles têm restrições a este público. É fundamental entender que os alimentos funcionais não substituem medicamentos e nem a alimentação completa com todos os nutrientes necessários.

Para saber onde encontrar cada tipo de alimento funcional, clique no link e assista ao episódio completo do programa Bem Estar.

Fonte: Bem Estar