Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 10 de maio de 2014

População brasileira tem alta proteção contra a poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde, não há registro de casos de poliomielite no Brasil há mais de 20 anos. Isso porque o Programa Nacional de Imunizações (PNI) promove frequentemente campanhas de vacinação em todo o país, garantido alto grau de proteção à população brasileira, conforme explica o diretor do departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
"A população brasileira tem o nível de proteção muito alto contra a poliomielite pelas sucessivas campanhas de vacinação e pela vacinação de rotina e nós temos também uma capacidade de vigilância que pode detectar qualquer suspeita de um viajante ou de uma pessoa que venha a ter um quadro sugestivo de poliomielite e adotar as medidas rapidamente", destaca o diretor.
No entanto, existem países que ainda registram a circulação do vírus da poliomielite. Por isso, o diretor do departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis recomenda a atualização da caderneta de vacinação para pessoas que vão viajar para o exterior ou para pessoas que vem de outros países acompanhar a Copa do Mundo no Brasil. "Nós temos recomendado as pessoas que vão viajar para países onde existem circulação do vírus que elas se vacinem como uma medida de precaução a mais e também transmitimos a nossa recomendação reforçando a recomendação da Organização Mundial de Saúde aos organizadores da Copa do Mundo que as delegações que vem de países onde existe circulação do vírus se vacinem", finaliza Cláudio Maierovitch.
Para atualizar a caderneta de vacinação basta procurar um posto de saúde mais próximo.

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde / Agência Saúde