Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 16 de novembro de 2013

A ENFERMAGEM E SEUS SÍMBOLOS

12 de maio é o dia reservado no calendário mundial para honrar um dos profissionais mais importantes da área da saúde, o enfermeiro. A data foi escolhida para homenagear a enfermeira Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. Florence, depois de muito estudo e dedicação, foi para a Guerra da Criméia onde liderou 38 voluntárias e organizou o hospital de campanha. Lá percorria as enfermarias atendendo aos doentes à noite, por isso recebeu o apelido de “Dama da Lâmpada”. Lâmpada que iluminou o caminho de muitos doentes e que se tornou o símbolo da enfermagem.


O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), realizou em abril de 1999 a uma assembleia que padronizou os elementos simbólicos como a pedra, a cor e o Brasão ou marca que representará a Enfermagem, em anéis e outros acessórios que venham a ser utilizados em nome da profissão, a serem utilizados nas solenidades de formaturas ou representativas da profissão. 


Conheça agora quais são os símbolos que representam a Enfermagem e o juramento da profissão:


Os símbolos que são estampados em brasões, anéis e acessórios são diferentes para o graduado em enfermagem e para o técnico e auxiliar de enfermagem

- Enfermeiro: 
Lâmpada e cobra + cruz 

Significados:

Lâmpada: caminho, ambiente;
Cobra: magia, alquimia;
Cobra + cruz: ciência;


- Técnico e auxiliar de enfermagem:

Lâmpada e seringa

Significados:

Lâmpada: caminho, ambiente;
Seringa: técnica


A cor escolhida para representar a profissão é a verde significando paz, tranquilidade, cura, saúde. A pedra símbolo é Esmeralda.


O juramento aprovado pela COFEN é o seguinte:

“Solenemente, presença de Deus e desta assembleia, juro:
dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.”.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/51422/a-enfermagem-e-seus-simbolos?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=61440089&utm_campaign=Top%2010%20-%20079%20-%20Enfermagem&utm_term=y.jm.lt92.yuw2bi.b.ecu.q.hd#ixzz2koTAXa1R