Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

terça-feira, 22 de outubro de 2013

UFSC lança e-book interativo para prevenção de desastres

Com textos de fácil compreensão, ilustrações cativantes e constante interatividade, o livro eletrônico intitulado "Conhecendo a natureza eu previno os desastres" apresenta diferentes tipos de desastres naturais que ocorrem em nosso país, levando à compreensão de suas causas e principais medidas de prevenção. 

O material foi desenvolvido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e pelo Laboratório de Educação Cerebral, ambos da UFSC, com recursos do Ministério da Integração Nacional.

Para acessar o conteúdo basta ir ao site (http://www.lid.educacaocerebral.org/) e seguir as orientações. É possível utilizá-lo online ou baixar o livro para uso sem internet nas versões para Windows ou para tablets e smartphones Android. A proposta é que o livro interativo seja um material lúdico de apoio a educadores a ser utilizado em espaços escolares, ao mesmo tempo em que pode ser acessado diretamente pelos estudantes nos computadores de casa, aparelhos celulares ou tablets.

Toda sua concepção considerou as recomendações internacionais sobre a temática, e em especial as da Campanha, Construindo Cidades Resilientes do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres. Sarah Cartagena, pesquisadora do CEPED UFSC, comenta "discutimos muito sobre como as crianças são as grandes motivadoras do presente e como são elas também o principal elemento do futuro. Quando aprendem, multiplicam o conhecimento e cobram dos adultos a postura requerida. Quando crescem, tornam-se cidadãos participativos e sensibilizados".

O lançamento do livro ocorre no momento em que começa o período chuvoso em parte do Brasil, e com ele a apreensão de muitos moradores de áreas de risco. Em um contexto em que uma sequência de graves ocorrências de desastres em todo o país tem dado ao tema cada vez mais espaço na mídia, no debate político, na discussão entre especialistas e nas conversas cotidianas, é preciso levá-lo também às escolas.

Na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de outubro, os que visitarem a 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC no campus de Florianópolis, mais conhecida como SEPEX, terão a oportunidade de conhecer e interagir no livro eletrônico, que estará disponível no estande do Laboratório de Educação Cerebral.

A equipe multidisciplinar do Laboratório de Educação Cerebral, que vem se especializando no desenvolvimento de tecnologias educacionais, contou com a parceria da CogniSense para o desenvolvimento do livro. O conteúdo produzido faz parte da Coleção Brasil Cresce Seguro, projeto do CEPED UFSC, que em sete volumes orienta professores e educadores a trabalhar o tema da redução de risco de desastres nas escolas.

Serviço:
Livro Eletrônico - Conhecendo a natureza eu previno os desastres SEPEX - 23 a 26 de outubro, com o tema Ciência, Saúde e Esporte 
Links em destaque
Laboratório de Educação Cerebral 
Coleção Brasil Cresce Seguro 
CogniSense 
www.ceped.ufsc.br