Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 19 de outubro de 2013

Alagoas é o primeiro estado totalmente coberto pelo Samu

O governador Teotonio Vilela Filho e o vice-governador, José Thomaz Nonô, participaram, na terça-feira (1º), das inaugurações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf e da 35ª Base Descentralizada do Samu, ambos no município de Atalaia.

A base do Samu vai garantir o atendimento de urgência e emergência aos cerca de 40 mil habitantes da cidade, além da população de Capela, Boca da Mata e Pindoba.

No Nasf, os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS terão acesso a serviços de Atenção Básica, com uma equipe multidisciplinar, que irá assegurar assistência médica e farmacêutica. Na unidade, também será possível realizar atividades físicas e corporais, integrativas e complementares, por meio de uma equipe de educadores físicos, além de atividades de reabilitação, dicas de alimentação e nutrição e tratamento para portadores de transtornos mentais.

O governador comemorou a cobertura do Samu em Alagoas, primeiro estado do Brasil a cumprir o procedimento nacional de cobertura do sistema. "É muito bom estar aqui, ao lado de Thomaz Nonô, para inaugurar a base descentralizada de número 35 do Samu em Alagoas. A partir de hoje, Alagoas é o primeiro Estado brasileiro totalmente coberto pelo Samu, com uma base a cada 30 km. Esse é o código de procedimento nacional para considerar uma região plenamente atendida pelo sistema", afirmou.

Teotonio disse ainda que o Samu ajuda a salvar muitas vidas. "O Samu tem o seu pessoal treinado para salvar vidas e tem salvado milhares de vidas em Alagoas. No início do nosso Governo, eram duas bases. Aumentamos esse número para 35 e ainda temos o apoio do Samu Aéreo e do Samu Neonatal em todas as regiões. Fico muito feliz e orgulhoso em poder levar esse serviço de qualidade para toda a população, sobretudo para os que mais precisam", garantiu.

A nova Base do Samu - que irá funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia -  pertence à Macrorregião de Maceió, o que significa que todas as ligações da região serão interceptadas pela Central da Capital, que fará a regulação do atendimento. O novo serviço irá utilizar uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que irá realizar o atendimento por meio de um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Samu em Alagoas
Alagoas conta com duas centrais do Samu, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca. Os municípios regulados pela Central Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina e São Miguel dos Milagres.

Já as bases pertencentes à Central de Arapiraca São Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

Fonte: Tribuna Hoje