Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CÁLCULO RENAL: QUAIS SÃO AS CAUSAS?




Cálculo renal ou pedra nos rins, como é popularmente chamado, são formações sólidas de sais minerais em qualquer parte do aparelho urinário. Essas pedras começam pequenas e vão crescendo, podendo alcançar o tamanho do próprio rim. Além de ter vários tamanhos, as pedras se formam nos rins e na bexiga podendo causar uma dor insuportável. 

Principais causas do cálculo renal


O cálculo renal pode ser causado pelo volume insuficiente de urina ou urina com excesso de sais minerais que são formados na bexiga ou nos rins.

Outras causas principais são: erro do metabolismo do rim na filtração do sangue, fator genético e a ingestão de certos alimentos. Outro fator que pode desencadear mais rapidamente o cálculo renal é a desidratação, ou seja, a pessoa que toma pouco líquido fica mais vulnerável aos riscos dessa doença.

Sintomas:

• Dores na barriga 
• Dores na lateral das costas
• Urina de cor anormal
• Febre
• Sangue ao urinar
• Fortes dores nos testículos
• Dor e ardor ao urinar

Ao sentir alguns desses sintomas é importante que a pessoa procure um médico imediatamente para a realização de exames. Se constatado o cálculo renal, o paciente começará um processo de tratamento que tem como objetivo eliminar as pedras e evitar que as mesmas retornem.

A desidratação é uma das principais causas para o surgimento do cálculo renal, por isso, é importante que a pessoa tome bastante água, principalmente em épocas de bastante calor. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/48568/calculo-renal-quais-sao-as-causas?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=55201983&utm_campaign=Top%2010%20-%20072%20-%20Enfermagem&utm_term=y.jm.lt92.yuw2bi.b.ecu.q.hd#ixzz2YreTocyy