Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 2 de março de 2013

Dicas de Primeiros Socorros - Compressões Torácicas


Segundo as novas mudanças ocorridas em outubro de 2010 do ILCOR ( Aliança dos Comitês de Ressuscitação) juntamente com a AHA ( American Heart Association) nas diretrizes de RPC (Ressuscitação Cardio Pulmonar) tanto no suporte básico de vida, como no suporte avançado de vida, é recomendado principalmente para leigos que as compressões torácicas sejam contínuas, sendo que as compressão torácica mantém o fluxo sanguíneo até o coração, cérebro entre outros órgãos vitais.

Abaixo segue a sequencia para o atendimento clínico utilizando o C-A-B que significa:

C - Compressões Torácicas
A - Via Aérea
B - Respiração

Seguindo as novas diretrizes, confira as etapas:

- A pessoa não responde a estímulos verbais nem táteis, não respira ou tem respiração anormal.
- Acione o serviço de emergência local
- Inicie a RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar)  - para leigos ----> COMPRESSÕES TORÁCICAS
ou para profissionais 30 compressões X 2 ventilações
- O socorrista chega com o DEA ( Desfibrilador Externo Automático) liga e realiza todos os procedimentos, enquanto isso o outro socorrista continua a RCP, interrompendo apenas alguns segundos para instalar as pás do DEA.

IMPORTANTE

- Segurança em primeiro lugar, checar se o locar é seguro

COMO FAZER AS COMPRESSÕES TORÁCICAS

- Traçar uma linha imaginária entre os mamilos, coloque o calcanhar da mão dominante sobre o meio da linha inter mamilar da vitima, a outra mão sobreposta a mão dominante entrelaçando os dedos, deixar os braços hiperestendidos fazendo pelo menos 90 graus
- Realizar compressões fortes, procurando aprofundar cerca de 5 cm sobre o tórax,  com o objetivo de produzir um fluxo sanguíneo adequado
- Deve-se comprimir o tórax cerca de 100 vezes por minuto
- Deixar o tórax retornar completamente após cada compressão
- Não interromper as compressões, a não ser no momento que esta sendo realizada as ventilações. Leigos não interrompem as compressões, profissionais realizar 30 compressões X 2 ventilações.