Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cuidados de enfermagem no banho e higiene corporal do neonato na UTI neonatal



O banho não deve ser dado em prematuro extremo, abaixo de 1.250kg ou criticamente doente.
Pois além da hipotermia, choro, aumento do consumo de oxigênio, altera o pH da pele, diminuindo a barreira de proteção contra microorganismos, pode causar irritação e trauma cutâneo. Nestes casos é aconselhável higienizar com água morna somente a região do períneo após eliminações e locais com sujidade, sem imersão.
Não usar sabão, se for necessário, devido à sujidade, utilizar sabão neutro, sem desodorantes, abrasivos, fragrâncias ou corantes, e de forma infrequente. O primeiro banho deve ser dado após estabilizar todos os sinais vitais.
Em casos de mães HIV positivo ou líquido amniótico fétido deve ser feita a higiene mais precocemente, para diminuir riscos de colonização por bactérias patogênicas.
Usar precauções padrão (luvas) antes e durante o banho ou higiene. Não esfregar a pele se houver vérnix, é aconselhável deixar, e manusear o RN com luvas.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/28730/cuidados-de-enfermagem-no-banho-e-higiene-corporal-do-neonato-na-uti-neonatal?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=46216105&utm_campaign=top10%20-%20enfermagem%20-%20061&utm_term=y.jm.lt92.yuw2bi.b.ecu.q.hd#ixzz2J0x5Eq6E