Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Outubro Rosa: o que o profissional de enfermagem pode fazer para ajudar na prevenção ao câncer de mama





Por estarem em contato direto com a população nas instituições de saúde, as equipes de enfermagem têm a oportunidade cotidiana de esclarecer a população quanto a prevenção, diagnóstico (em especial a orientação sobre como fazer o autoexame), identificação de sintomas e cuidados paliativos.
  • O profissional de enfermagem pode fazer um elo entre paciente, família e equipe multiprofissional de atendimento para melhorar a qualidade de vida do paciente.
  • A comunicação é um elemento básico do cuidar. Pode ser usada para implementação de medidas terapêuticas de enfermagem relativas ao câncer de mama.
  • Buscar conhecer profundamente o paciente terminal no sentido de valorizar seus sintomas, características pessoais, culturais e familiares para ajudar na qualidade de vida.
  • Fazer a educação permanente, própria e também da instituição de saúde, para melhorar a atuação com responsabilidade.
O conhecimento é fundamental para o diagnóstico precoce, que por sua vez é determinante para as possibilidades de cura do câncer de mama.

fonte: http://inter.coren-sp.gov.br/node/8573