Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A prática da enfermagem na educação em saúde


Quando se fala sobre educação em saúde pode-se discorrer sobre diversas ações que possibilitam que o bem-estar seja preservado. Na enfermagem,principalmente, o objetivo é construir e formar uma consciência de que hábitos saudáveis podem promover uma qualidade de vida melhor, consequentemente conservar um estado bom de saúde.
 
No Brasil a educação em saúde se divide em dois grupos. O primeiro, diz respeito às medidas preventivas e curativas e ao enfrentamento de doenças, com objetivo de proporcionar saúde. O segundo grupo abrange estratégias de promoção da saúde com o objetivo de construção social dela e do bem estar de cada paciente. 
 
A enfermagem atua em educação em saúde como ponte para promoção da saúde de cada paciente, seja cuidando de um enfermo, seja proporcionando subsídios para que sua equipe possa atuar permanentemente. O processo de cuidar está embasado na compreensão da educação em saúde, por essa razão o papel do profissional de enfermagem na individualidade, humanização e respeito por cada envolvido no processo é, além de essencial, um facilitador nas tomadas de decisões.
 
O profissional de enfermagem pode ser o principal representante no auxílio ao paciente que recebe o diagnóstico de alguma patologia. Somos responsáveis por proporcionar àquela pessoa uma adaptação à doença, prevenção de agravos e complicações, bem como o cuidado e aplicação da terapêutica prescrita pelo médico. O profissional de enfermagem ainda deve estar seguro e exercer suas habilidade e competências na tomada de decisão em novas situações. Essas atitudes fazem parte da promoção da saúde, evitando riscos a ela e prevenindo doenças e suas complicações.