Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é mais eficaz para emagrecer: dieta ou exercícios?


A redução da ingesta de calorias, através da modificação de hábitos alimentares, tem se mostrado mais eficiente para a perda de peso do que a atividade física realizada de forma isolada.

Entretanto, o gasto energético obtido às custas de exercícios tem sido considerado muito importante para o controle do peso, sendo muito importante a associação de dieta e exercícios para a obtenção de melhores resultados.

A matemática do emagrecimento

O emagrecimento ocorre quando gastamos mais calorias do que consumimos. Por outro lado, se comemos mais calorias do que o nosso corpo consome para exercer as suas funções, este excesso será armazenado sob a forma de gordura, e vamos engordar.

Veja um exemplo matemático: 3.500 calorias equivalem a cerca de 450g de gordura. Desta forma, para perder 450g, precisamos queimar 3.500 calorias a mais do consumimos sob a forma de alimentos.

Na prática, se reduzirmos 500 calorias por dia da nossa dieta, diariamente, seguindo as orientações de um nutricionista, deveremos perder cerca de 450 gramas por semana (500kcal x 7 dias = 3.500kcal).

Exercícios são importantes para não voltar a engordar

Além de aumentar o consumo de calorias e, consequentemente, ser um aliado fundamental para a perda de peso, os exercícios também agregam benefícios à sua saúde, tais como: redução da pressão arterial, melhora do humor e fortalecimento do sistema cardiovascular.

Estudos mostram que as pessoas que emagrecem e conseguem sustentar o emagrecimento são aquelas que praticam atividade física de forma regular.

Ao contrário, pessoas que se submetem a dietas muito radicais, sem associar os exercícios físicos às suas atividades, são mais propensas a retornarem ao peso anterior rapidamente.

O nutricionista é o profissional capacitado para calcular quantas calorias uma pessoa ingere por dia e reduzir a ingesta calórica de forma à reeducar o organismo para uma perda de peso gradual e que não comprometa a saúde.

Colaboração: Patrícia Barbosa Lima - Nutricionista Clínica
http://www.dermatologia.net/novo/base/nutricao/dieta_exercicios.shtml