"Orem também para que Deus nos livre das pessoas más e perversas, pois nem todos creem na mensagem. Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhe dará forças e os livrará do maligno." 2 Tessalonicenses 3 2-3

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Entenda como a ressaca atua no seu corpo


Não é o álcool que causa o sofrimento, mas os processos bioquímicos que ele deflagra.
Carnaval é sinônimo de bebida alcoólica para muitos foliões. Mas um alerta antes de começar a beber: cuidado com os processos bioquímicos que a bebida é capaz deflagrar no seu corpo, levando à ressaca. Confira abaixo como o excesso de álcool atua no seu corpo:


Acetaldeído
Substância tóxica resultante da metabolização do álcool pela enzima álcool desidrogenase (ADH). Inflama células de tecidos por todo o corpo até ser neutralizado, causando o grosso da ressaca.


Falta de hormônio antidiurético
A vasopressina faz o rim reabsorver água. O álcool inibe sua produção e faz com que a água vá direto para a bexiga, causando desidratação à medida que você bebe.


Redução de glicogênio
Glicogênio (moléculas de glicose) é a reserva de energia do seu corpo.O álcool inibe sua reposição, derrubando os níveis de açúcar e deixando você mole e com o raciocínio travado.


Glutamina
O álcool deprime a ação dos neurônios, o que reduz a produção desse neurotransmissor. Quando você dorme, o corpo volta a produzir glutamina desreguladamente, perturbando o sono.


Mapa das dores da ressaca


Onde: cérebro
O que: Dor de cabeça
O álcool tem ação depressiva nos neurônios. Os nervos das paredes arteriais ficam inflamados e dilatados. O sangue é bombeado e tensiona esses nervos, causando dor de cabeça latejante.


Onde: Músculos
O que: Fraqueza
Junto com a urina se foram grandes quantidades de potássio e magnésio, eletrólitos fundamentais para a contração muscular. Com níveis baixos, músculos ficam "preguiçosos".


Onde: intestino
O que: comportamento antissocial
A intoxicação das células intestinais pelo etanol e pelo acetaldeído leva a cólicas e faz o trânsito intestinal acelerar vertiginosamente. Sim, você já sabe no que isso dá.


Onde: Olhos e ouvidos
O que: Sensibilidade à luz e ao som
Estímulos sensoriais causam tensão nos neurônios danificados.Eles doem ainda mais quando o sol entra pela sua janela.


Onde: Estômago
O que: Náusea, gastrite e falta de apetite
O álcool inflama a membrana estomacal. Isso causa dor no dia seguinte e pode levar seu corpo a se considerar envenenado. Ou seja, você pode vomitar e perder o apetite.


Fonte: mdemulher.abril.com.br
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/noticias/48891/carnaval-2012-entenda-como-a-ressaca-atua-no-seu-corpo?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=28701034&utm_campaign=Top%2010%20Enfermagem%20025&utm_term=y.jm.lt92.yuw2bi.b.ecu.q.hd

Nenhum comentário:

Postar um comentário