Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Teste rápido de triagem para o diagnóstico de sífilis será oferecido pelo SUS


Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mundialmente, a cada ano ocorrem aproximadamente 12 milhões de novos casos da doença.
No Brasil, as estimativas da OMS de infecções de sífilis por transmissão sexual, na população sexualmente ativa, são de 937 mil casos anuais. Somente entre os anos de 2005 e 2010, foram notificados cerca de 29,5 mil casos de sífilis em gestantes no país. Esse número, segundo o Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa, é inaceitável e revela a dificuldade de acesso a um pré-natal de qualidade.
Com base neste cenário, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerá o teste rápido de triagem para o diagnóstico de sífilis. Até o final de 2011, o Ministério da Saúde pretende adquirir cerca 390 mil kits para implementar o teste na rede pública.
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde já capacitou 350 multiplicadores para treinar profissionais de saúde e implantar a testagem rápida. Até o final do ano, 680 técnicos estarão capacitados a orientar os serviços locais sobre como realizar o exame, segundo o Ministério.
De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde, este esforço é para eliminar a forma congênita da doença, aquela que é transmitida de mãe para filho, até o ano de 2015.

Fonte: COFEN
http://www.programaproficiencia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=342