Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Diagnóstico precoce do Câncer de Mama


O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo ele o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Quando diagnosticado e tratado oportunamente, as chances de cura se tornam mais altas.
Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama apresentam maior risco de desenvolver a doença, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau foram acometidas antes dos 50 anos.
Mulheres que se encaixem na idade acima de 40 anos, devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.
No Brasil, as taxas de mortalidade pela doença continuam elevadas pelo fato de que ela ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%.
Para conscientizar a população, desde 1997, outubro é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Denominado como “Outubro Rosa”, neste mês são realizadas diversas ações que visam incentivar a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce da doença. O nome remete à cor do laço rosa, símbolo que representa mundialmente a campanha.

Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer
http://www.programaproficiencia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=338