Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 11 de junho de 2011

Odores como fatores desencadeantes e de piora na enxaqueca de homens



Objetivo: Avaliar o papel dos odores como fatores desencadeantes e de piora da enxaqueca em homens.



Método: Noventa e oito homens com enxaqueca na população geral foram avaliados individualmente por questionários. Os fatores ambientais relacionados à enxaqueca foram relatados, com foco especial no papel dos odores.



Resultados: Os odores foram o segundo fator mais frequente no desencadeamento de crise de enxaqueca (48%), atrás das situações de estresse (59%). Da mesma forma, os odores foram a segunda causa mais frequente de piora das crises (73%), apenas atrás do excesso de luminosidade (74%). Trinta e três indivíduos (33,4%) relataram que os odores eram tanto fatores desencadeantes quanto fatores de piora de suas crises de enxaqueca. Perfume, fumaça de cigarro e produtos de limpeza foram os odores mais relatados como sendo relacionados a enxaqueca pelos homens.



Conclusão: Este foi o primeiro estudo que avaliou o papel dos odores exclusivamente em homens com enxaqueca. Houve um alto índice de enxaqueca relacionada a odores, sugerindo que a educação dos pacientes poderia alertar fatores dependentes do gênero do paciente, uma vez que diferentes fatores desencadeantes e de piora das crises tem sido relatados por homens e mulheres.





Keywords: enxaqueca; estímulo olfatório; osmofobia; fatores ambientais.




Odores como fatores desencadeantes e de piora na enxaqueca de homens - Arquivos de Neuro-Psiquiatria; [online]. 2011, vol.69, n.2b, pp. 324-327


Caso deseje receber o trabalho na íntegra, por favor contacte nosso serviço de Informações Médicas pelo nosso site ou através do 0800 7030015.

As resenhas são baseadas em artigos de periódicos nacionais e internacionais que contenham informações médicas com aplicabilidade prática.

Copyright ® 2011: São Paulo Medical Conferences - Todos os direitos reservados sobre a resenha em português.
"O conteúdo desta página é de responsabilidade da São Paulo Medical."

fonte:
http://www.medicalservices.com.br/atualizacao/especialidades/exibe.php?tipo=clinica