Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quarta-feira, 16 de março de 2011

O QUE É A ASMA?



É uma doença crônica, que pode ser classificada como alérgica e não alérgica, caracterizada por episódios de falta de ar, tosse, chiado no peito, e sensação de aperto no peito. Pode ser de intensidade leve a moderada e grave, é uma doença crônica, não tem cura, porém tem controle.

Crise Asmática

A crise asmática pode vir acompanhada de tosse, aperto no peito, chiado no peito. É importante saber que a crise nem sempre apresenta todos esses sintomas ao mesmo tempo, é muito comum apresentar apenas a tosse, pacientes alérgicos podem apresentar crises asmáticas, mesmo sem apresentar falta de ar ou chiado no peito.
As crises podem ser desencadeadas por diversos fatores, como o contato da pessoa que tem asma com produtos ou fatores desencadeantes da asma como: ácaros, fungos, pelo, barata, ar frio, pólen, descamação de pele de animais domésticos, produtos de sanitário, perfumes, estresse, etc..

Tratamento

A classificação da asma é de acordo com a frequencia do aparecimento dos sintomase da gravidade dos mesmos, se é persistente leve, moderada ou grave.
A asma intermitente é a que o paciente fica totalmente assintomático entre as crises e as mesmas normalmente não são incapacitantes. A asma persistente é a que apresenta sintomas o tempo todo, podendo ser leve, moderada ou grave, que incapacita o paciente a exercer as atividades do dia a dia.
Tanto a asma intermitente como na persistente, durante as crises o paciente precisa utilizar medicações de alivio, normalmente são de via inalatória como nebulizadores (inalação) inaladores em spray (bombinhas) ou em pó.
Mesmo que após o tratamento da crise o paciente não apresente mais os sintomas da asma é importante fazer o tratamento de controle para evitar novas crises e complicações da asma, procurando um posto de atendimento a saúde (PAS) ou médico de confiança, e nunca se esqueça nunca se automedique.