Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SAIBA MAIS - O QUE É LEPTOSPIROSE?


O que é leptospirose?

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina do rato que normalmente se espalha pela água suja de enchente, lama e esgoto.

Como as pessoas se contaminam?

As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos).
A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com águas contaminadas.

Alguns cuidados para se prevenir da doença:

Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.
Pessoas que trabalham na retirada da lama e entulho devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas (se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). usar também um pano ou lenço limpo para cobrir a boca e o nariz.
Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Lave o chão, paredes e objetos caseiros, desinfetando com água sanitária na proporção de 400 ml ou duas xícaras de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária para 20 litros de água, deixando agir por 30 minutos.

SINTOMAS

Se, apesar dessas orientações, você apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias depois de ter entrado em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente.

ALGUMAS DICAS PARA EVITAR A PRESENÇA DOS ROEDORES:


Manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados e à prova de roedores (latas de vidro, alumínio), em locais elevados do solo. manter a cozinha limpa sem restos de alimentos para evitar a presença de roedores.

Retirar as sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes do anoitecer
e manter limpos os vasilhames de alimentação, evitando restos alimentares que atraem os roedores.

Acondicionar o lixo em sacos plásticos ou em latões de metal com tampa, armazenando-o
em locais altos até que seja coletado. Colocar o lixo pouco antes da coleta realizada pelo Serviço de Limpeza urbana.

manter os terrenos baldios e as margens de córregos limpos e capinados e não jogar
lixo nesses locais.
Evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais, como telhas, madeiras e materiais
de construção, pois servirão de abrigo ao roedor.

Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. manter ralos e vasos sanitários bem tampados.

fonte: Elaboração: Secretaria de Vigilância em Saúde www.saude.gov.br