Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Doenças de Verão - Otite externa


A otite externa é uma infecção do canal auditivo.
A infecção pode afectar todo o canal, como na otite externa generalizada, ou apenas uma zona reduzida, como por exemplo um furúnculo. A otite externa, por vezes chamada mal do nadador, é mais frequente durante o Verão, quando se pratica natação.

Causas

Um certo número de bactérias ou, raramente, de fungos pode causar uma otite externa generalizada. Algumas pessoas, como as que sofrem de alergias, psoríase, eczema ou dermatite do couro cabeludo, são particularmente propensas a contrair uma otite externa. As lesões provocadas no canal auditivo, quer ao limpá-lo, quer por causa da entrada de água ou de substâncias ou irritativas podem levar a otite.


Sintomas

Os sintomas da otite externa generalizada são coçeira, dor e uma secreção malcheirosa. Se o canal auditivo inchar ou se encher de pus e de resíduos, a audição piora. Em geral, o canal dói se se puxar o ouvido externo (orelha) ou se se exercer pressão sobre a prega de pele que se encontra em frente ao canal. Quando se observa o interior do canal auditivo através de um otoscópio (um instrumento para visualizar o canal e o tímpano), vê-se que a pele do canal está vermelha, edemaciada e coberta de pus e de resíduos.

Tratamento

Procure o seu médico para avaliar e recomendar o melhor tratamento para a otite, não se automedique, lembre-se o melhor tratamento é feito pelo seu médico de confiança.