Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Educação a distância ganha novas ferramentas para qualificação de profissionais de saúde

A Universidade aberta do SUS, UnA-SUS, vai contar com novas ferramentas para a qualificação de profissionais de saúde. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério da Saúde no encontro de coordenadores da UnA-SUS. Os novos serviços são o Acervo Nacional de Recursos Educacionais em Saúde/ARES e o Sistema Nacional de Informações da Educação Permanente em Saúde/Plataforma Arouca.
O ARES vai servir para intercâmbio de material didático, recursos educacionais e metodologias de aprendizagem na área de saúde. O objetivo é ampliar o público da UnA-SUS, pois todos os trabalhadores de todo o país poderão ter acesso a material didático produzido por diversas instituições. Os custos na área de treinamento também serão reduzidos, pois o ambiente de troca de informações será virtual. A previsão é de que sejam beneficiados 1,2 milhões de trabalhadores de nível superior.
Já a Plataforma Arouca vai ser um sistema integrado de dados referentes ao histórico educacional e de trabalho dos profissionais de saúde. Os gestores do SUS poderão usar os dados para o planejamento, a fiscalização e o acompanhamento dos recursos humanos disponíveis. Os profissionais terão um histórico certificado de sua experiência profissional, que não se perderá em caso de transferência para outro local de trabalho. A Plataforma Arouca é inspirada na Plataforma Lattes, do ministério da educação.
As instituições parceiras devem cadastrar seus cursos e recursos educacionais (cadernos de texto, vídeos, animações, material interativo, cursos pré-montados de Ensino a Distância/EAD) para poderem utilizar as novas ferramentas. Até o fim do ano, será realizada uma oficina para a efetivação do cadastro.
UnA-SUS – A universidade aberta do SUS foi criada há dois anos como uma rede colaborativa voltada à qualificação profissional na saúde. Reune, além do Ministério, instituições acadêmicas e serviços de saúde e gestão da rede pública.
Com o uso de várias ferramentas, a UnA-SUS tem como objetivo dar acesso à qualificação para profissionais de norte a sul do país a baixo custo. A metodologia da Universidade Aberta do SUS é o ensino a distância, que permite a qualificação de trabalhadores de saúde.

fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11516