Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sábado, 19 de junho de 2010

Venda de antibióticos deve ser regulada a partir de setembro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou o processo que vai tornar a venda de antibióticos controlada no Brasil. A medida será adotada a partir de setembro e, dessa maneira, esses medicamentos poderão ser vendidos somente com receita médica, assim como nos EUA e Europa.
No Brasil, 40% dos remédios consumidos são antibióticos e 70 milhões de unidades foram vendidas somente em 2008, movimentando a quantia de R$ 760 milhões, de acordo com o IMS Health. Será realizada uma consulta pública sobre decisão que será publicada no Diário Oficial da União, que poderá ser prorrogada por 30 dias. Se a medida for aprovada, as farmácias também deverão recolher dados da prescrição.
“Muitas vezes as pessoas preferem usar o antibiótico, já que a cura é mais rápida, para uma dor que poderia ser tratada com anti-inflamatório. Porém, é necessária uma orientação médica para que o antibiótico seja tomado da maneira correta para fazer efeito, e não tornar a bactéria mais forte e resistente”, explica a farmacêutica Karen Borges. No entanto, apesar de considerar a ação positiva, ela afirma que talvez haja certa resistência dos farmacêuticos em relação à aprovação da medida.

fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,29489