Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quarta-feira, 26 de maio de 2010

11ª SEMANA DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL AMARAL CARVALHO

O Hospital Amaral Carvalho promove a partir da segunda-feira, 24, a 11ª Semana de Enfermagem. O evento é destinado para profissionais de saúde de Jaú e região, além de ser aberto para a participação da comunidade.
A maior parte das palestras será ministrada por profissionais que integram o corpo de funcionários do HAC. "Os profissionais de enfermagem da instituição veem o paciente como um todo e não por partes, o que torna o grupo mais apto a trabalhar, baseado nos conceitos primordiais de humanização", diz Valentina Soffner Bonilha, responsável geral pela enfermagem do Hospital Amaral Carvalho.
A 11ª Semana de Enfermagem do HAC ocorre também em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. Para Valentina, o profissional desta área necessita de vocação, dedicação e capacitação. "Quem decide trabalhar com enfermagem sabe da necessidade do aperfeiçoamento constante. Como toda arte, é necessário devoção e um preparo rigoroso", enfatiza. Além deste evento, o HAC promove encontros educativos para o aperfeiçoamento dos profissionais da área.


Confira a programação:

Segunda-feira, 24

- 10h, no CAP (Centro de Apoio ao Paciente), palestra "Abordagem Interdisciplinar em cuidados paliativos", com a enfermeira especialista Fabiana Batista de Moura, do setor de Cuidados Paliativos.

- 14h, no CAP, "Compreendendo a experiência de crianças e adolescentes submetidos à punção de medula óssea e lombar em centro cirúrgico de um hospital oncológico", com a enfermeira-mestre Fabene Etiane Silva Oliveira, do Centro Cirúrgico.

- 19h30, na sala de reuniões do HAC (em frente ao Serviço Social), palestra "Tratamento multidisciplinar da obesidade mórbida", palestrante dr. Eduardo Marcucci Pracucho, do Tóracoabdominal e as 20h, palestra "Cirurgia bariátrica: cuidados de enfermagem no pós-operatório em UTI", com as enfermeiras especialistas Sueli Lourenço, da UTI, e Vanisabel Silveira Meneghetti Campos, do Tóracoabdominal.

Terça-feira, 25

- 10h, no CAP, palestra "Intervenção de enfermagem para manutenção do acesso venoso periférico de pacientes em quimioterapia", com o enfermeiro especialista Alessandro Gabriel Macedo Veiga, do Tóracoabdominal, e 14h, "Uso do curativo bioativo em pacientes com feridas de origem multifatorial", com a enfermeira-mestre Rosemeire Simone Dellacrode Giovanazzi, da UTI.

- 19h30, na sala de reuniões do HAC (em frente ao Serviço Social), palestra "Ato inseguro da enfermagem", com a convidada Maria Alice Moratto Zanato, enfermeira especialista e farmacêutica.

- 20h, na sala de reuniões do HAC (em frente ao Serviço Social), palestra "Assistência de Enfermagem ao Laringectomizado", com a enfermeira Elisângela Ramos de Oliveira, do Craniobumaxilofacial.

Quarta-feira, 26

- 10h, no CAP, palestra "Ato inseguro da enfermagem", com convidada Maria Alice Moratto Zanato, enfermeira especialista e farmacêutica.

- 14h, no CAP, palestra "Viroses respiratórias em receptores de TCTH", com palestra com a enfermeira-mestre Ana Cláudia Ferrari dos Santos, do Transplante de Medula Óssea.

- 19h30, na sala de reuniões (em frente ao Serviço Social), palestra "Sentimentos vivenciados pelos acompanhantes dos pacientes submetidos ao transplante de células tronco hematopoéticas", enfermeira especialista Élen Monteiro, do Transplante de Medula Óssea

Quinta-feira, 27

-10h, no CAP, palestra "Prevenção do Melanoma", com a enfermeira especialista Beatriz Maria Lhanos Panfilo, do Instituto de Prevenção do Melanoma.

-10h30, no CAP, palestra "Treinamento aeróbio e resistido promove alterações fisiológicas, bioquímicas e na perimetria em indivíduo obeso, hipertenso e obeso hipertenso controlado, com o fisiologista, técnico de enfermagem, e personal trainer Alexsandro Fernandes Generoso, do Centro Cirúrgico.

- 14h, no CAP, palestra "Análise da adequabilidade da colpocitologia oncótica em um programa de rastreamento, com a enfermeira especialista Elaine Regina de Souza Bueno.

- 19h30, na sala de reuniões do HAC (em frente ao Serviço Social), a palestra "Prevenção de Câncer do Colo do Útero", com a enfermeira-mestre Ana Marta Bonilha de Almeida Prado Auler, da Prevenção do Colo do Útero.

Sexta-feira, 28

- 10h, no CAP, palestra "Melhora da percepção espaço-temporal do paciente em UTI", com o enfermeiro especialista Adão Aparecido Ramos e a enfermeira especialista Roberta de Cássia Silva Zanzini, da UTI.

- 14h, no CAP, palestra "Ato inseguro da enfermagem", com convidada Maria Alice Moratto Zanato, enfermeira especialista e farmacêutica.

Serviço
CAP - Centro de Apoio ao Paciente
Rua Victor Burjato, nº 165, Chácara Braz Miraglia, Jaú.
Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, nº 150, Chácara Braz Miraglia, Jaú.


fonte: http://www.portalcofen.gov.br/Site/2007/materias.asp?ArticleID=10708§ionID=38