Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

terça-feira, 30 de março de 2010

Samu promove primeiro curso aeromédico


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza nesta terça e quarta-feiras (dias 30 e 31), no hotel Ritz Plaza Mar, o primeiro curso de resgate de transporte aeromédico, destinado a médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Estado. O objetivo do treinamento é implantar um serviço de transporte aeromédico com qualidade para garantir um atendimento ágil, eficiente e que salve cada vez mais vidas.
A capacitação será realizada em parceria com a diretoria de Atenção Pré-hospitalar, Samu Maceió, Corpo de Bombeiros Militar e Samu de Brasília. O curso será ministrado pelo coordenador do Samu/DF, médico Rodrigo Caseli, que tem amplo conhecimento em resgate e transporte aeromédico. Também haverá a participação do tenente coronel André, do Corpo de Bombeiros, que já vem atuando em resgate aeromédico.
De acordo com Iracildo Camelo, diretor de Atenção Pré-hospitalar da Sesau, a capacitação só será realizada graças ao apoio do governo do Estado, que está priorizando a assistência pré-hospitalar com eficiência. "O serviço aeromédico foi inaugurado em Alagoas no último Carnaval, demonstrando a seriedade dos profissionais do Samu em salvar vidas. O curso será um aperfeiçoamento do trabalho realizado", destacou.
Na programação também está previsto o transporte de pacientes graves por via aérea, tanto urbana como intermunicipal e interestadual. Serão discutidos os cuidados específicos no transporte aeromédico como pacientes cardiopatas, pneumopatas, neurológicos, gestantes, pediátricos, além de segurança em aviação com helicópteros, de voo, aeronáuticos e emergência a bordo.


fonte: http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=maceio&cod=8566