Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

terça-feira, 30 de março de 2010

Saiba em que situações recorrer à Defesa Civil pelo telefone 199


O período das chuvas está começando em Salvador. Para tentar minimizar os danos, a população pode acessar os serviços oferecidos pela Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal), órgão responsável pela Operação Chuva, em vigor desde 1º de março.
"O principal instrumento de ligação entre a Codesal e a população é o telefone 199, acessível 24 horas todos os dias", afirma o subsecretário para Assuntos de Defesa Civil, Osny Bonfim. Outra forma de atendimento é presencialmente na sede do órgão, com atendimento feito por ouvidores para, se necessária posterior intervenção, acrescenta o subsecretário.
Bonfim diz que há uma série de serviços que podem ser solicitados por telefone, como a realização de vistorias técnicas em imóveis e em áreas de risco; remoção de moradores de áreas ou imóveis com risco iminente; interdição ou demolição de edificações em risco de desabamento; e recobrimento com lona plástica de encostas em risco de deslizamento de terra. O órgão presta outros serviços, como a avaliação de cenários e monitoramento de eventos públicos com grande concentração de pessoas.
A Defesa Civil de Salvador coordena ainda uma série de serviços de orientação técnica à população soteropolitana. "Temos os núcleos comunitários de defesa civil, que identificam e capacitam pessoas para nos ajudar nas ações de prevenção a acidentes, além do projeto Defesa Civil Itinerante, que dissemina ações nas comunidades", explica Bonfim.

Plantões

Decreto que estabeleceu a Operação determina, ainda, o reforço dos plantões de 24 horas até 31 de julho. O objetivo é prestar atendimento à população em situações de anormalidade ocasionadas pelas chuvas.
Além da Defesa Civil, outros órgãos da prefeitura que atuam situações relacionadas também manterão plantões de 24 horas durante todos os dias da semana, informa a prefeitura.

Dicas de segurança

O que não fazer: Deixar o esgoto a céu aberto; Retirar totalmente a vegetação; Jogar lixo nas encostas; Plantar bananeiras e árvores de grande porte nas encostas; Fazer contenção de bloco cerâmico; Colocar lona plástica sem orientação de técnicos da Codesal; Trafegar com veículo em locais de poças d`água.
O que fazer: Escavar quando absolutamente necessário e deixando um ângulo de aproximadamente 60º; Rebaixar a vegetação; Plantar grama e vegetação rasteira nas encostas; Canalizar esgotos; Depositar o lixo nas caixas coletoras; Seguir as determinações da Codesal: esticar bem a lona plástica colocada nas encostas; Evitar dirigir quando houver temporais.

Disque Defesa Civil: 199.


fonte: http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?pagina=1&id=J9jjJj