Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Samu e Bombeiros treinam para atuar em socorro aéreo neste Carnaval


Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e militares do Corpo de Bombeiros participaram nesta quinta-feira (11), de treinamento para atuar em socorro aéreo neste Carnaval. O helicóptero alugado pelo Governo do Estado é o mesmo utilizado nas viagens oficiais do governador Teotonio Vilela Filho, que passou por algumas adaptações para atender no resgate de pacientes graves, crianças ou gestantes de alto risco.
Segundo profissionais do Samu e Bombeiros, esta será a primeira vez na história das duas instituições que alagoanos e turistas terão esse tipo de assistência. “Este é um primeiro momento para que possamos organizar e planejar um trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros e o Samu em resgate de vítimas em período de Carnaval. Esperamos que seja o início de um trabalho exitoso”, disse Iracildo Camelo, diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ele acrescentou que o secretário da Saúde, Herbert Motta, tem dado todo o apoio necessário para que as ações de urgência e emergência sejam implantadas e agilizadas. Para isso, uma equipe do Corpo de Bombeiros, comandada pelo tenente-coronel André, esteve no Samu para discutir a estratégia de atuação no resgate de pacientes com a aeronave.
“Nosso maior objetivo é integrar as equipes de nossa corporação com os profissionais do Samu para que, caso haja necessidade, façamos o transporte de pacientes graves de qualquer lugar do Estado para um hospital adequado”, destacou o tenente-coronel André.
Na ocasião, os profissionais tiraram dúvidas sobre os procedimentos que serão utilizados no resgate dos pacientes, principalmente sobre a segurança não só da tripulação, como também do paciente e dos profissionais de saúde.
Segundo o tenente-coronel André, no atendimento de emergência o tempo é fator crucial. “Um minuto a mais na chegada do socorro pode tornar irreversível uma parada cardíaca e uma hemorragia pode atingir níveis críticos”, destacou..
Além do tenente-coronel André (piloto), fazem parte da tripulação o major Ricardo Cruz (piloto), o tenente Valdir e os sargentos Erivaldo, Souza Neto, Thiago e Feliciano.
*Simulação -* Nesta sexta-feira (12), às 8h, médicos e oficiais do Samu e do Corpo de Bombeiros farão a simulação dos serviços de resgate que serão realizados durante o Carnaval, no estacionamento do Jaraguá, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta.Os chamados aeromédicos serão destinados aos serviços de urgência,
emergência e segurança pública.


fonte: http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=saude&cod=4649