Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HCor monta rede de telemedicina ligada ao SAMU em todo Brasil


Dentre os projetos de melhoria de qualidade assistencial, o HCor (Hospital do Coração) irá montar uma Rede de Telemedicina ligada ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em todo o Brasil. Esta Rede irá beneficiar um grande número de municípios e tem por objetivo fornecer uma segunda opinião por parte de cardiologistas altamente capacitados da equipe do HCor na interpretação de eletrocardiogramas realizados pela equipe do SAMU. Além disso, os cardiologistas do HCor irão sugerir condutas baseadas em evidências para os pacientes. Toda a tecnologia necessária para a constituição desta Rede será implementada pelo HCor.
Nesse sentido, esta Rede tem o potencial para auxiliar na rápida detecção de doenças cardíacas graves, agilizando e qualificando o atendimento do SAMU. Os benefícios desta Rede certamente serão traduzidos pelo aumento de sobrevida e melhora de qualidade de vida das pessoas atendidas por este sistema no País, além de uma segurança adicional aos profissionais do SAMU na tomada de decisão. Vale destacar que o SAMU (192) conta com 144 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil. Ao todo, 1.163 municípios são atendidos pelo SAMU, num total de 100.166.195 milhões de pessoas.
Destacam-se também o projeto de coração artificial, em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a área de cardiologia fetal, que servirá como referência para gestores públicos, os estudos multicêntricos e suas gamas de pesquisas como a da pílula para reduzir pressão e colesterol, bem como um curso de formação de técnico de enfermagem, com vistas a posterior constituição de um curso superior de enfermagem com a Unipalmares, uma universidade brasileira comprometida com a Inclusão Social e Igualdade Racial.
Para executar seus projetos de filantropia, além da vasta experiência de seus profissionais da área assistencial, de gestão e de ensino e pesquisa, o HCor constituiu há cerca de 1 ano o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (IEP - HCor). Com esta gama de projetos, o Hospital pretende contribuir de forma integral para o desenvolvimento institucional do SUS, ou seja, envolvendo as áreas de assistência, ensino, pesquisa e qualificação da gestão.

fonte: http://www.revistaemergencia.com.br/novo/template/noticias.asp?setor=2&codNoticia=6017&__akacao=218630&__akcnt=d2d054e3&__akvkey=ebae&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Emergência%20News%20Ed.%2002/10