Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CCR AutoBAn ajuda a cuidar do coração


Resgate da concessionária participa de treinamento em massa que visa ensinar a população a reconhecer e dar a primeira assistência a vítimas de paradas cardíacas.

No próximo sábado, 5, a equipe de atendimento médico pré-hospitalar da CCR AutoBAn irá participar do Treinamento em Massa de Ressuscitação Cárdiopulmonar de SP (Mega RCP 2009), no Colégio e Faculdade São Luís, em São Paulo. O treinamento é gratuito e acontece a partir das 9h30.

À convite da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), 12 profissionais do Resgate da CCR AutoBAn irão atuar como instrutores e ensinarão como reconhecer e dar a primeira assistência a vítimas de emergências cardíacas. O treinamento também conta com o apoio da concessionária no fornecimento de 18 manequins especiais para os exercícios de massagem cardíaca e choque com desfibrilador externo automático (DEA).


Emergências cardíacas

No Brasil ocorrem cerca de 720 paradas cardíacas por dia, o que significa mais de 262 mil por ano. Destas, 84% acontecem dentro de casa e 16% em locais públicos (Fonte: SOCESP). “Para aumentar as chances de vida de quem sofre um acidente cardiovascular, é fundamental que grande parte da população saiba como reconhecer os sinais de uma parada cardíaca, fazer massagens e a usar o desfibrilador até a chegada do serviço especializado”. afirma Marcelo Teixeira, coordenador médico do resgate de CCR AutoBAn.


Resgate da AutoBAn

Composto por 11 ambulâncias e uma viatura de apoio de uso exclusivo da equipe médica — todas equipadas com o DEA (Desfibrilador Externo Automático) — o resgate da AutoBAn tem cerca de 90 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Atualmente, os socorristas da AutoBAn são considerados uma das melhores equipes de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) do Brasil. A concessionária foi a primeira do País a ter suas equipes de Resgate certificadas pela NAEMT - National Association of Emergency Medical Technicians, uma instituição americana referência mundial no protocolo de atendimento pré-hospitalar. Estudos internacionais mostraram que equipes treinadas e capacitadas no protocolo PHTLS (da NAEMT) conseguiram reduzir em média 33% o índice de mortalidade em vítimas de acidentes. A AutoBAn, em 11 anos, já superou este índice: reduziu em quase 73% a média mensal.