Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tamiflu à venda apenas em 2010


Medicamento será comercializado depois que laboratório atender demanda do governo federal
Medicamento usado para o tratamento contra a gripe A, o Tamiflu deverá ser distribuído livremente em farmácias e drogarias do Brasil em 2010.

Ao rebater críticas, em audiência pública ontem na Câmara dos Deputados, de que o Ministério da Saúde tenha concentrado toda a produção do remédio, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Hage, disse que o Tamiflu só não chegou às farmácias porque não havia estoque para suprir a demanda.

A manifestação de Hage contraria o tom adotado até agora pelo ministério. Há um mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o medicamento estava disponível somente nos serviços públicos de saúde para evitar um “corrida às farmácias”.

– O próprio laboratório priorizou a demanda do ministério, o que foi correto. Na medida em que foi aumentando a sua capacidade, informou que vai ter disponibilidade de atender nossa nova demanda, bem como comercializar o medicamento – disse Hage.

O laboratório Roche – responsável pela produção do remédio contra a gripe A – informou que, por enquanto, trabalha para suprir um pedido do governo federal de 9 milhões de tratamentos de Tamiflu, que serão entregues entre fevereiro e maio de 2010. Somente após a entrega ser feita ao Ministério da Saúde, o medicamento começará a chegar às farmácias.

O controle da venda do remédio em farmácias e drogarias do país será de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O medicamento só será vendido mediante prescrição médica e monitoramento de eventos adversos.