Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SP lança programa para quem quer largar o cigarro


A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo lançou um programa que pretende ampliar o tratamento das pessoas que querem parar de fumar. O plano prevê a capacitação de 3 mil equipes do Saúde da Família no período de um ano, espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Esta parceria permitirá o tratamento de aproximadamente 720 mil pessoas por ano.

"Durante todo o processo da lei antifumo, percebemos a enorme adesão dos próprios fumantes. A lei não proíbe o cigarro, mas se mostrou um importante estímulo para quem quer parar de fumar. O vício, porém, é pesado, e muitas vezes exige ajuda especializada e o auxílio de medicamentos. Por isso, esse esforço concentrado", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

"É uma satisfação perceber que fumantes e não-fumantes se mostraram unidos no desejo de enfrentar os males do cigarro, sejam aqueles causados pelo fumo ativo, sejam os causados pelo fumo passivo", disse.

A capacitação será realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), unidade da Secretaria da Saúde com ampla experiência no tratamento de fumantes e no treinamento de profissionais da saúde.

O programa para pessoas que pretendem parar de é uma ampliação do trabalho que já é realizado pelo Cratod desde 2005. Em 4 anos, o Centro já capacitou cerca de 2 mil profissionais da rede pública do Estado.
fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3967611-EI306,00-SP+lanca+programa+para+quem+quer+largar+o+cigarro.html