Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Homem vence gripe A após 70 dias de confinamento


Depois de dois meses e dez dias confinado no Hospital das Clínicas (HC) de Belo Horizonte, em tratamento contra a gripe A(H1N1), o analista de sistemas Rodrigo Novelli, 27 anos, teve alta nessa terça-feira (8). Novelli foi o paciente que mais tempo ficou internado em decorrência da nova gripe em todo o Brasil.

Durante o período de internação, ele chegou a ficar 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, entre 29 de junho e 13 de agosto. Durante um mês, precisou de tubos para respirar. Os boletins médicos, emitidos diariamente pela unidade de saúde, classificavam o quadro clínico de Rodrigo como gravíssimo.

Contribuíram para essa classificação duas pneumonias. Seu sistema renal chegou a parar de funcionar. A saturação de oxigênio em seu sangue chegou a 5%, quando o normal é acima de 90%. Tratado com Tamiflu e um coquetel de antibióticos, Novelli começou a apresentar melhora no fim de julho.

O paciente não teve contato direto com ninguém egresso, na época da contaminação, de países considerados de risco. O rapaz foi contaminado a partir de um colega que teve contato, em São Paulo, com uma mulher vinda da Argentina.

A mulher chegou a ser diagnosticada com a nova gripe em São Paulo, mas seu colega de trabalho não manifestou sintomas da doença.

Em 26 de junho, Novelli, que trabalha em uma empresa em Contagem, procurou o ambulatório do Hospital das Clínicas. Com poucos sintomas, ele foi classificado como caso suspeito e passou a tomar medicação antiviral, ainda em casa. Três dias depois, o homem foi internado. Naquele mesmo dia, o caso se agravou e ele passou a respirar com ajuda de aparelhos. Sua mulher, de 26 anos, também chegou a ser internada, mas teve alta uma semana depois.

Em Pernambuco, a gripe A(H1N1) acometeu, até essa terça-feira, 74 pessoas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 307 casos suspeitos e 28 pessoas internadas.
fonte: http://jc.uol.com.br/canal/gripe-mundial/noticia/2009/09/09/homem-vence-gripe-a-apos-70-dias-de-confinamento-198979.php